quinta-feira, 20 de junho de 2013

COMEMORAÇÕES DO DIA DA EUROPA

No dia 9 de maio, o agrupamento Nuno de Santa Maria, impulsionado pelo seu Clube Europeu que congrega docentes do pré-escolar ao ensino secundário, e pelos docentes de Geografia e de Línguas Estrangeiras II (Francês e Espanhol), não deixou de celebrar uma efeméride comemorada de diversas maneiras nos 27 países que atualmente integram a União Europeia.


Foram promovidas várias atividades na Escola Básica 2,3 D. Nuno Álvares Pereira: exposição de trabalhos sobre a lenda da Europa com desenhos de meninos do pré-escolar e sobre as festas tradicionais de Espanha, França e outros países francófonos, exposição de maquetas de diversos monumentos europeus, um recital no auditório, no qual os alunos foram os artistas e uma gostosa prova gastronómica “Sabores da Europa”, realizada na Sala do Aluno.


Na Escola Secundária com 3.º Ciclo Santa Maria do Olival, houve ainda oportunidade para saborear um “Bolo da Europa”.


Apesar das condições climatéricas não ajudarem, realizou-se o tradicional hastear das bandeiras, Nacional e Europeia, pelos alunos da disciplina de Direito, do 12.º Ano.    



Foram evocados “Poetas da Europa”, resultado de uma pesquisa elaborada pelos alunos do 11.º E, orientados pela professora de Geografia, Teresa Rodrigues.



Assinalando o Ano Europeu dos Cidadãos, foi apresentado, pelos alunos da disciplina de Direito, o resultado de uma investigação sobre os documentos individuais de identificação dos cidadãos de cada um dos países membros, constatando-se várias semelhanças, em grande parte deles, e a curiosidade de a Dinamarca e a Irlanda não possuírem um cartão de identificação, servindo para o efeito o Passaporte.


Na E.B.1 de Santo António também se comemorou o Dia da Europa. Deram início às atividades comemorativas na biblioteca da escola, com uma sessão de apresentação do continente europeu, com o objetivo de promover um melhor conhecimento da Europa e das suas instituições, nomeadamente da União Europeia.


Os alunos (1.º ano) prepararam ainda o seu logótipo para participarem no concurso do Clube Europeu do agrupamento e coloriram o mapa da Europa.


Seguiu-se um momento de degustação de uma receita típica de um país europeu. O escolhido foi a França e os seus famosos crêpes. Muitos alunos nunca tinham provado, mas todos gostaram!


Assim, numa Europa preocupada com o seu futuro, evocou-se no agrupamento uma Europa orgulhosa do seu património edificado, mas também do seu património cultural e gastronómico. Em suma, uma Europa das pessoas e para as pessoas.

Sem comentários:

Publicar um comentário