quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ode a Alegria (5ª Sinfonia) Hino da União Europeia

Damos início ao blogue do Clube Europeu Nuno de Santa Maria com o Hino da União Europeia, Ode a Alegria - 5.ª Sinfonia de Beethoven.




"O Hino à Alegria, ou Ode à Alegria (em alemão Ode an die Freude), é o nome dopoema cantado no quarto movimento da 9.ª sinfonia de Beethoven, conhecida também comoHino Europeu ou Hino da União Europeia.
Beethoven compôs este texto em 1823, inspirado no poema "Ode à Alegria", de Schiller, escrito em 1785. Neste poema Schiller expressa uma visão idealista da raça humana como irmandade, uma visão que tanto este como Beethoven partilhavam.
Porém, este poema não foi oficialmente adoptado nem pelo Conselho da Europa, nem posteriormente pela União Europeia, permanecendo como um hino sem letra, pois a música é uma linguagem universal e per se obtém o mesmo efeito de como se fosse cantada, este Hino expressa os ideais de liberdadepaz e solidariedade, ideais estes que a Europa e as suas instituições como um todo querem e ambicionam prosseguir.
Este trecho foi escolhido como hino do Conselho da Europa em 19 de Janeiro de 1972. Na altura, Herbert von Karajan compôs os três arranjos oficiais: um para piano, um para instrumentos de sopro e outro para orquestra. Em 1985 a União Europeia adoptou o mesmo símbolo com todos os significados a este inerentes.
Este hino não pretende substituir os hinos nacionais dos países-membros, mas sim pretende celebrar o lema da União Europeia na sua plenitude e celebrar os valores que todos os países se comprometem ao aderir a esta União."

Sem comentários:

Enviar um comentário